Estrela da Vida Inteira…

 
Com A Alma Em Constante Estado de Poesia…
 
Estrela da Manhã
 
Eu quero a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã
 
Ela desapareceu ia nua
Desapareceu com quem?
Procurem por toda parte
 
Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa?
Eu quero a estrela da manhã
 
Três dias e três noites
Fui assassino e suicida
Ladrão, pulha, falsário
 
Virgem mal-sexuada
Atribuladora dos aflitos
Girafa de duas cabeças
Pecai por todos pecai com todos
 
Pecai com os malandros
Pecai com os sargentos
Pecai com os fuzileiros navais
Pecai de todas as maneiras
Com os gregos e com os troianos
Com o padre e com o sacristão
Com o leproso de Pouso Alto
 
 
Depois comigo
Te esperarei com mafuás novenas cavalhadas comerei terra
                          [ e direi coisas de uma ternura tão simples
Que tu desfalecerás
 
Procurem por toda parte
Pura ou degradada até a última baixeza
Eu quero a estrela da manhã.
 
 
Canção das Duas Índias
 
Entre estas Índias de leste
E as Índias ocidentais
Meu Deus que distância enorme
Quantos Oceanos Pacíficos
Quantos bancos de corais
Quantas frias latitudes!
Ilhas que a tormenta arrasa
Que os terremotos subvertem
Desoladas Marambaias
Sirtes sereias Medéias
Púbis e não poder mais
Altos como a Estrela D’alva
Longínquos como Oceanias
– Brancas, sobrenaturais –
Oh inaccessíveis praias!…
 
 
Cantiga
Nas ondas da praia
Nas ondas do mar
Quero ser feliz
Quero me afogar.
 
Nas ondas da praia
Quem vem me beijar?
Quero a Estrela D’alva
Rainha do Mar.
 
Quero ser feliz
Nas ondas do mar
Quero esquecer tudo
Quero descansar.
 
Tua Nudez
          (Juan Ramón Jiménez)
 
A rosa:
Tua nudez feita graça.
A fonte:
Tua nudez feita água.
A estrela:
Tua nudez feita alma.
 
 
Manuel Bandeira
Meus Poemas Preferidos
Brasil
1886/1968
 
Acerca de pacha creaciones nómadas

Una mujer y otras tantas más, artesana, madre, abuela, licenciada en letras y literatura española, una libertaria feminista en permanente revolución...
Esta entrada fue publicada en arte, cultura y lazer. Guarda el enlace permanente.

Responder

