Indesejada das Gentes

 
Da Morte, Odes Mínimas
 4 poemas
 
 Rinoceronte elefante
 Vivi nos altos de um monte
 Tentando trazer teu gesto
 Teu horizonte
 Para o meu deserto.
 …………………….
 Rhinocéros élephant
 Je vécus en haut d’un mont
 À essayer d’amener ton geste
 Ton horizon
 À mon désert
 
 
 Um peixe raro de asas
 As águas altas
 Um aguado de malva
 Sonhando o Nada.
 …………………….
 Un poisson rare d’ailes
 Les eaux montantes
 Une eau mêlée de mauve
 À rêver le Néant.
  
 
 Fui pássaro e onça
 Criança e mulher.
 Numa tarde de sombras
 Fui teu passo.
 …………………….
 Je fus oiseau et léopard
 Femme et enfant.
 Dans un après-midi d’ombres
 Je fus ton pas.
 
 
 E descansavas nos meus costados.
 Um ramo verde minha bandeira
 No meu vestido uns encarnados
 Docilidade tua
 Eu tua inteira.
 …………………….
 Et tu te reposais sur moi.
 Une rame verte ma bannière
 Sur ma robe des incarnats
 Ta docilité
 Moi pour toi entière.
  
 
 …………………………………………………..
"Primeiro conhecer a própria língua de modo absoluto. Depois, esquecer que se a conhece e tudo recomeçar, a fim de nela executar o passo novo." (Hilda Hilst)
…………………………………………………..
 
 
 
 "Aflição de ser eu e não ser outra.
 Aflição de não ser, amor, aquela
 Que muitas filhas te deu, casou donzela
 E à noite se prepara e se adivinha
 Objeto de amor, atenta e bela.

 Aflição de não ser a grande ilha
 Que te retém e não te desespera.
 (A noite como fera se avizinha)

 
 
 Aflição de ser água em meio à terra
 E ter a face conturbada e móvel.
 E a um só tempo múltipla e imóvel
 
 
 Não saber se se ausenta ou se te espera.
 Aflição de te amar, se te comove.
 E sendo água, amor, querer ser terra."
 
 Hilda Hilst
 poeta e ensaísta
 1930-2004
 (desenhos de Hilda Hilst)
 Tradução de Álvaro Faleiros  
Acerca de pacha creaciones nómadas

Una mujer y otras tantas más, artesana, madre, abuela, licenciada en letras y literatura española, una libertaria feminista en permanente revolución...
Esta entrada fue publicada en Uncategorized. Guarda el enlace permanente.

Responder

