Poesia Siempre

Falar *
A poesia é, de fato, o fruto
de um silêncio que sou eu, sois vós,
por isso tenho que baixar a voz
porque, se falo alto, não me escuto.
A poesia é, na verdade, uma
fala ao revés da fala,
como um silêncio que o poeta exuma
do pó, a voz que jaz embaixo
do falar e no falar se cala.
Por isso o poeta tem que falar baixo
baixo quase sem fala em suma
mesmo que não se ouça coisa alguma.
 
 
O musgo *
Em frente à janela do alpendre
por volta de 1949
o musgo
tomou todo o muro com seu veludo vivo
e verde
assim o mantinha dominado
sob a multidão de suas patinhas macias
e ali ficava como se dormisse
grudado a ele
feito o pêlo de um bicho
prenhe de luz e noite
pois nele formigava um escuro, úmido alarido
e que
de quaquer ponto da cidade
eu podia escutar
eu e os mortos todos
cristalizados no chão da ilha
 
 
Traduzir-se
Uma parte de mim
é todo mundo:
outra parte é ninguém:
fundo sem fundo.
Uma parte de mim
é multidão:
outra parte estranheza
e solidão.
Uma parte de mim
pesa, pondera:
outra parte
delira.
Uma parte de mim
almoça e janta:
outra parte
se espanta.
Uma parte de mim
é permanente:
outra parte
se sabe de repente.
Uma parte de mim
é só vertigem:
outra parte,
linguagem.
Traduzir uma parte
na outra parte
– que é uma questão
de vida ou morte –
será arte?
Ferreira Gullar
1930 – São Luis, Maranhão
poeta, escritor, jornalista, ensaísta
Acerca de pacha creaciones nómadas

Una mujer y otras tantas más, artesana, madre, abuela, licenciada en letras y literatura española, una libertaria feminista en permanente revolución...
Esta entrada fue publicada en Uncategorized. Guarda el enlace permanente.

Responder

